Missão
Atualizado: 27.04.2022 às 16:11.

A missão do grupo de pesquisa Administração de Organizações Inovadoras visa construir conhecimentos em formato de pesquisas teóricas e aplicadas voltada aos processos de inovações e competitividades em suas mais diferentes formas no contexto das organizações. Os pesquisadores mantêm e participam de grupos interdisciplinares de estudos organizacionais, programas e projetos permanentes de ensino aprovados institucionalmente, como mecanismo de sistematização e orientação nos estudos organizacionais pertinentes aos interesses de formação dos acadêmicos e desenvolvimento de profissionais que atuam junto às organizações.

Área de Concentração: Administração de Organizações Inovadoras

A área de concentração “Administração de Organizações Inovadoras” abrange e entrelaça os aspectos pragmáticos da ação gerencial com as teorias e conceitos do ambiente científico. Na perspectiva pragmática destacam-se os métodos, profissionais, políticas, técnicas, estratégias e ferramentas, integrados sob o rótulo abordagem inovativa organizacional. Na perspectiva científica ressaltam-se as teorias e conceitos de diversos campos e áreas de estudo, como a gestão de dados (Data Science e escolas de tecnologias), gestão da informação e do conhecimento (Ciência da Informação), aprendizagem organizacional (Educação e Psicologia), design thinking (Design School) e gestão da inovação (Administração). Esses múltiplos saberes são necessários à compreensão da inovação na organização contemporânea, caracterizada pela diversidade e multiplicidade de atores, pelo dinamismo da mudança continua e, consequentemente, pelo aumento da complexidade do ambiente de negócios.
Os estudos conduzidos na área “Administração de Organizações Inovadoras” objetivam estabelecer uma reflexão ampla sobre as práticas das organizações inovadoras, independentemente de porte e segmento, no contexto das mais recentes teorias sobre inovação. Por inovação compreende-se aquelas associadas ao portifólio de produtos e serviços, como também as associadas aos processos operacionais e gerenciais das empresas. Reconhece-se o ator humano e os algoritmos por ele elaborados como as principais entidades que processam, interpretam e dão sentido aos dados, transformando-as em informações que podem proporcionar conhecimento em apoio aos atos criativos e a inovação. Nesse sentido, os estudos também contemplam as ações criativas.
As táticas criativas mais difundidas são aquelas praticadas pelas grandes organizações, calcadas no planejamento (lógica causation), como as de combinação criativa, adaptação, aprimoramento e a invenção. Além destas táticas, exploramos outras menos difundidas, como as praticadas pelas pequenas empresas e por indivíduos criativos (lógica de effectuation). No contexto dessas táticas menos difundidas no ambiente organizacional, exploram-se as táticas de exaptação, nonaptation, bricolagem, frugalismo, entre outras. Exploram-se também as estratégias adotadas pelas grandes e médias corporações no sentido de incorporar ao seu rol de táticas criativas aquelas afeitas às organizações de menor porte, com o propósito de agregar agilidade e dinamismo aos seus atos inovativos. A dinâmica de dados, informações e conhecimentos, bem como a gestão destes, são explorados como elemento de suporte a essas diversas táticas criativas.
Desta forma, essa área de concentração objetiva desenvolver profissionais e gerar conhecimento, tanto na forma de teorias quanto aplicado (na forma de artefatos), que contribuam com a inovação no contexto organizacional.