Pesquisas
Atualizado: 27.04.2022 às 16:12.


Linha 1: Abordagens para Inovação Organizacional

Nesta linha de pesquisa abordam-se teorias e aspectos pragmáticos como métodos, técnicas e ferramentas aplicadas ao contexto da inovação nas organizações. Na perspectiva da estratégia organizacional, exploram-se os benefícios e as motivações para a inovação no contexto das organizações. Diferenças de escopo, tempo e espaço das inovações são discutidas no contexto de tipologias que descrevem diferentes abordagens inovativas adotadas pelas empresas. Tensões da inovação no contexto organizacional são exploradas, como as associadas às díades exploitation-exploration, causation-effectuation e proatividade-conformidade. Em termos de abordagens o rol é bastante diversificado quanto aos conceitos e formas de operacionalização, abrangendo desde as mais estruturadas, como a inovação calcada em centro de pesquisa e desenvolvimento, até a valorização de ações menos estruturadas, como aquelas associadas ao improviso organizacional e a casualidade, vinculadas aos conceitos de effectuation, bricolagem e serendipidade.
Na perspectiva de raciocínio criativo como propulsor da inovação abordam-se diversas táticas e as dinâmicas entre elas. Nesse sentido exploram-se as heurísticas de adaptação, aprimoramento, frugalismo, degradação, combinação criativa, exaptação, nonaptation spandrel, nonaptation junk, cópia, e a invenção. Na perspectiva organizacional discutem-se os fatores humanos, as relações e as redes Inter organizacionais, bem como a estrutura para inovação. A inovação aberta e a inovação baseada em funcionários são exemplos significativos associados à configuração e exploração dessas dimensões organizacionais. Na perspectiva legal e normativa exploram-se temas como propriedade intelectual, fraude e ética. Na perspectiva conceitual são muitos os temas abordados, a título de exemplo cita-se os fundamentos da escola de design sob a rubrica Design Thinking.
Na perspectiva tecnológica há um amplo contexto de recursos e suas aplicações que habilitam cenários inovadores, da transformação digital das organizações a novos ambientes ou segmentos de negócios. Abordam-se os modelos de negócios digitais calcados na adoção e difusão de inovações tecnológicas. Assim, exploram-se também os diferentes tipos de processos e de plataformas para transformação digital. Aborda-se o contexto da integração do mundo físico com o digital, compondo inovações em termos de produtos, serviços e de processos. Na pletora das novas tecnologias, os membros dessa linha de pesquisa são estimulados a refletirem como elas podem criar cenários totalmente inovadores, indo além do aprimoramento de produtos, serviços e processos. Como exemplo de recursos tecnológicos destacam-se: a big data, o business analytics, o machine learning, o blockchain, o cloud computing, a Internet das coisas, entre outros. Essa seara também abrange discussões referente à apropriação tecnológica, a cultura digital dos trabalhadores, como a gestão orientada à transformação digital.
Os pesquisadores dessa linha voltam-se para esses diversos temas no sentido de explorar suas potencialidades inovativas dentro do contexto organizacional. Novos conceitos, teorias, tecnologias e comportamentos são explorados não apenas no campo das oportunidades, mas também quanto às suas dificuldades para adoção e aplicação. A agenda de pesquisa dessa linha inclui também as questões atuais referentes a restrições e limitações da inovação organizacional.

Grupo de Pesquisa: Marketing e Compliance como Ferramentas de Competitividade – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5568294032410072

Grupo de Pesquisa: Economia e Competitividade Organizacional – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5650249679582316

Linha 2: Informação e Conhecimento Organizacional

Nesta linha de pesquisa abordam-se teorias e aspectos pragmáticos como métodos, técnicas e ferramentas de gestão da informação e do conhecimento aplicadas ao contexto da inovação organizacional. Considera-se a informação e o conhecimento como recurso central à inovação, segundo os paradigmas das Organizações do Conhecimento (knowledge intensive firms). Abordam-se os recursos dado, informação e conhecimento em seus diferentes tipos e fontes. Tem-se o ator humano e os algoritmos por ele elaborados como as principais entidades que processam, interpretam e dão sentido aos dados, transformando-as em informações que podem proporcionar conhecimento em apoio aos atos criativos e a inovação. Ressalta-se também a importância da atuação dos atores humanos em redes, estabelecendo relações e redes de conhecimento estruturados.
Reconhece-se a importância da aprendizagem individual e organizacional à inovação, bem como da sua dependência de abordagens eficazes para a gestão da informação e do conhecimento organizacional. No campo da aprendizagem destaca-se a influência da cultura organizacional voltada à informação e ao conhecimento, bem como de lideranças orientadas à tríade informação-conhecimento-inovação. Esses elementos são partes constituintes de ambientes favoráveis à aprendizagem organizacional que caracterizam as “empresas que aprendem”. Entre os atores desse ambiente destacam-se os Information workers, os knowledge workers, e demais atores derivados desses, desempenhando uma diversidade de papéis importantes à criatividade e inovação nas organizações. Desta forma, novas estratégias de aprendizagem para os trabalhadores tornam-se fundamentais, bem como o uso de métodos e estratégias voltadas ao melhor uso das informações e dos conhecimentos.
A informação e o conhecimento desempenham muitas funções relevantes no contexto da organização inovadora. Entre essas funções, destaca-se o papel de atenuar tensões organizacionais, por exemplo, as atreladas ao paradoxo exploration-exploitation. Assim, a eficácia de processos de gestão da informação e do conhecimento auxiliam na manutenção do equilíbrio entre ações de inovação radical e ações de inovação incremental (ambidestria inovativa). Nesse sentido, destaca-se a importância de acesso a múltiplas fontes e fluxos informacionais, ou seja, de diferentes bases de informações. A diversidade de fontes de dados e informação evidencia a importância do envolvimento dos stakeholders no processo inovativo.
Outro ponto abordado pela linha é a convergência entre as ações organizacionais e as individuais em termos de aprendizagem. Destacam-se as semelhanças entre as fases da gestão do conhecimento (identificação, aquisição, compartilhamento, uso, aprendizagem e descarte) e os micro fundamentos do processo cognitivo para inovação (motivação, atenção, cognição, memória, criatividade e articulação). Com isso, torna-se necessário a geração de competências informacionais, bem como a aplicação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) como importantes ferramentas utilizadas como suporte à Gestão do Conhecimento.
Os pesquisadores dessa linha voltam-se para esses diversos temas no sentido de explorar o conhecimento como recurso estratégico, dentro do contexto da organização inovador. Novos conceitos, teorias, tecnologias e comportamentos são explorados de maneira práticas, gerando novas oportunidades para adoção e aplicação. A agenda de pesquisa dessa linha inclui também as questões atuais referentes a restrições e limitações da informação e do conhecimento organizacional.

Grupo de Pesquisa: Capital intelectual, Produção e Gestão do Conhecimento Organizacional – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0662943382860388

Grupo de Pesquisa: Estratégias e práticas de aprendizagem organizacional e relações de trabalho voltadas a inovação – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8984105209287999

Nome do Projeto: Fluxos comunicacionais e estratégias de Marketing em organizações de Marília e região em busca de diferenciais competitivos

Linha de Pesquisa: Competitividade Organizacional
Ano de Início: 2019
Docente Responsável: Maria Alice Campagnoli Otre
Fonte de Financiamento: Universidade de Marília

Este projeto de pesquisa busca desenvolver pesquisas em diversas instituições de Marília e região com foco em identificar os fluxos comunicacionais e estratégias de Marketing para o desenvolvimento das empresas, de acordo com suas características: instituições de terceiro setor, micro e pequenas empresas e/ou médias e grandes empresas. O foco está na utilização do Marketing para a realização de análises de mercado externo/interno, como estratégia para definição do diferencial competitivo. Por meio de estudos de caso e aproveitando-se da aplicação de pesquisas de mercado, o grupo deve elaborar mapeamentos das empresas regionais, entendendo-as e fortalecendo-as no quesito da competitividade organizacional.


Nome do Projeto: O capital intelectual como recurso inovador para criação de modelos e ferramentas organizacionais

Linha de Pesquisa: Inovação e conhecimento Organizacional
Ano de Início: 2019
Docente Responsável: Karla Cristina Rocha Ribeiro
Fonte de Financiamento: Universidade de Marília

O objetivo deste projeto de pesquisa será utilizar  a gestão do conhecimento como forma de promover o capital intelectual das organizações e empresas da região de Marília com a finalidade de fomentar a criação de modelos e ferramentas inovadoras. Isso porque é o capital intelectual aquele que vai se incorporando ao longo da vida da empresa, tornando-a sólida e diferenciada no mercado. É o capital intelectual aquilo que a empresa possui para inovar e se manter competitiva, a partir da visão de que são as pessoas as ativadoras de recursos organizacionais a partir de seu impulso particular que torna a organização dinâmica. Pessoas como parceiras capazes de conduzir a organização à excelência e ao sucesso, como elementos vivos e portadores de competências essenciais ao sucesso organizacional. E acima de tudo, as pessoas como capital humano, o principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negócio da organização. O método utilizado será o estudo de caso e também a supervisão de projetos em que cada aluno ou grupo poderá desempenhar de acordo com sua realidade organizacional com o objetivo de resolver problemas com o uso da inovação. Espera-se desta forma criar conhecimento prático e resolutivo para o cotidiano das empresas em seu caminho de inovação e competitividade.


Nome do Projeto: Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento com foco em inovação

Linha de Pesquisa: Inovação e conhecimento Organizacional
Ano de Início: 2019
Docente Responsável: Roberto Cavallari Filho
Fonte de Financiamento: Universidade de Marília

O projeto de pesquisa tem como objetivo geral debater o status da aprendizagem organizacional e da gestão do conhecimento voltadas ao desenvolvimento de práticas e produtos inovadores como estratégia competitiva na administração contemporânea. Entre as principais inovações do momento estão o modelo de negócios Canvas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as tecnologias na base da Indústria 4.0, as Universidades corporativas, o design thinking entre outras. Os objetivos específicos são: (a) propor estudos e pesquisas hermenêuticas sobre os instrumentos, modelos, métodos e políticas de gestão do conhecimento, publicados por pesquisadores renomados e em revistas acadêmicas e editoras de impacto; (b) desenvolver pesquisa empírica para analisar a relação entre os stakeholders e a aprendizagem organizacional através de instrumentos tecnológicos e digitais, de modelos, de métodos, de políticas, problematizando a cultura de ensino e aprendizagem organizacional entre as i) práticas conservadoras tradicionais e o foco na busca de práticas e produtos inovadores como estratégia competitiva e ii) as ações formais e informais de gestão do conhecimento aplicados no cotidiano dos negócios; e (c) submeter os resultados de (a) e (b) para publicação de artigos, capítulos de livros e livros em revistas acadêmicas e editoras de impacto, inserindo o Projeto nos debates nacionais e internacionais acerca da aprendizagem organizacional e a aplicação da gestão do conhecimento com base em práticas inovadoras.


Nome do Projeto: Competitividade em Finanças e Data Science

Linha de Pesquisa: Competitividade Organizacional
Ano de Início: 2019
Docente Responsável: Marco Aurélio dos Santos
Fonte de Financiamento: Universidade de Marília

O principal objetivo do projeto de pesquisa está na investigação e desenvolvimento de produtos científicos e de mercado que tenham como foco discutir conceitos inovadores em Finanças e Data Science, com foco em métodos quantitativos aplicados que possam gerar maior competitividade as organizações. Para isto, este projeto tem como foco de pesquisa e análise de: a) fenômenos novos dentro do campo das finanças não explorados, que tenham vínculo a processos inovadores e que geram vantagem competitiva as organizações sob ótica do paradigma de pesquisa em finanças b) novas abordagens teóricas do paradigma de pesquisa em finanças e contabilidade sob fenômenos da área, como por exemplo, teorias emergentes do campo que possam trazer aplicação teórico/prática aos agentes interessados e c) Modelos/Métodos quantitativos aplicados a questões organizacionais, com foco a aumentar a eficiência e assertividade do processo de tomada de decisão de organizações e de identificação com maior acurácia de fenômenos organizacionais em estudo.


Nome do Projeto: Gestão do Conhecimento e da Inteligência como estratégia para as Organizações Competitivas e Inovadoras

Linha de Pesquisa: Inovação e conhecimento Organizacional
Ano de Início: 2019
Docente Responsável: Carlos Francisco Bitencourt Jorge
Fonte de Financiamento: Universidade de Marília

As organizações estão inseridas em ambientes que, por natureza, são constituídos por conhecimento e inteligência. Dessa maneira, ao desenvolverem as suas atividades geram novos conhecimentos e inteligência, mesmo que de maneira involuntária. Em alguns ambientes organizacionais observa-se que a construção desse conhecimento e inteligência são capazes de gerar inovações e consequentemente proporcionar maior competitividade para a organização. Nesse sentido a presente pesquisa visa identificar, analisar e selecionar organizações (independentemente de seu segmento) na região da cidade de Marília, no estado de São Paulo, que se enquadram como competitivas e inovadoras. Com isso, a pesquisa se buscará compreender, como essas organizações constroem conhecimento e inteligência, bem como essas construções geram inovações e consequentemente resultam em uma maior competitividade. Para tanto, será analisado o referencial teórico referente às temáticas organizações competitivas, inovação, inteligência e conhecimento, bem como as suas gestões. O método que será utilizado consiste no múltiplos estudos de casos, onde serão consideradas as organizações que se enquadram nas características, competitiva e inovadoras. Dessa maneira, em cada organização será aplicada a técnica da triangulação de dados para obter uma visão ampliada da problemática investigada. Para a coleta de dados, serão construídos instrumentos para a observação direta, responsável de colher informações sobre a cultura, comunicação, história entre outros aspectos importantes no contexto da organização, a entrevista estruturada e o questionário. Com essas informações espera-se construir um modelo conceitual que integrará etapas e atividades voltadas a Gestão da Inteligência Conhecimento e voltados para as organizações competitivas e inovadoras da região da cidade de Marília, bem como, a possível implantação do modelo integrado nas organizações participantes.


Nome do Projeto: Compliance nas Organizações da Região de Marília e o Incremento de Competitividade Organizacional

Linha de Pesquisa: Competitividade Organizacional
Ano de Início: 2019
Docente Responsável: Bruno Bastos de Oliveira
Fonte de Financiamento: Universidade de Marília

O projeto de pesquisa objetiva como a criação e implementação do compliance nas organizações da região de Marília favorecem o incremento de competitividade organizacional. Tem como objetivo geral a identificação do nível de maturidade empresarial na região, a partir da identificação dos modelos de programas de compliance adotados pelas organizações ou mesmo ausência desses programas de conformidade, analisando como tais situações impactam no ambiente econômico interno e externo e podem ser fundamentais para o estabelecimento da competitividade empresarial. Como objetivos específicos, temos: a) Levantar a realidade regional no que se refere a implantação de programas de compliance nas organizações; b) analisar os programas de compliance de determinados segmentos de organizações; c) verificar e compreender os elementos que integram um projeto de compliance no ambiente organizacional; d) identificar como a implementação ou não de um programa de compliance interfere na competitividade organizacional. Para atingir esses objetivos, será analisado o referencial teórico referente às temáticas organizações competitivas e compliance. O método que será utilizado consiste no estudo de caso. Dessa maneira, para um grupo de organizações a ser definido, será aplicado a técnica de triangulação de dados para obter uma visão ampliada da problemática investigada, obtendo-se informações, através de instrumentos de observação direta, sobre a implementação ao não de programas de compliance, a natureza desses e se há possibilidade de ganho em competitividade organizacional.


Nome do Projeto: Clusters, APLs e Desenvolvimento Econômico – um estudo sobre a relevância de políticas fiscais

Linha de Pesquisa: Competitividade Organizacional
Ano de Início: 2019
Docente Responsável: Marisa Rossignoli
Fonte de Financiamento: Universidade de Marília

O presente estudo procura analisar, partindo da base teórica da economia, o papel do Estado no desenvolvimento econômico e na formação e bom andamento dos Clusters,  Arranjos Produtivos Locais – APLs e no estabelecimento de Redes de Negócios. Entende-se desenvolvimento econômico como aquele crescimento que permite uma melhoria das condições de vida para a população como um todo, e não simplesmente um crescimento quantitativo. O estudo buscará discutir conceitualmente as classificações de Clusters, Arranjos Produtivos Locais- APLs e Redes de Negócios. Nestas estruturas empresas de um mesmo setor que apresentam aglomeração em determinadas localidades se beneficiam de uma base tecnológica e um conhecimento acumulado em determinada região geográfica. Objetiva-se assim, discutir qual o papel reservado ao Estado. Tem-se como hipótese que estas estruturas podem auxiliar no desenvolvimento econômico. Como objetivo específico tem-se a discussão do Arranjo Produtivo Local da indústria de alimentos na cidade de Marília (ou aglomerado conforme classificação da Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo), procurando analisar o papel dos diferentes agentes: Governo estadual, municipal, empresas, instituições ligadas ás empresas como CIESP e Sebrae. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica para discussão dos aspectos teóricos e históricos, bem como estudos já realizados em APLs, e uso de pesquisa qualitativa em empresas e instituições na cidade de Marília – SP para obtenção do objetivo específico. O método é o dedutivo.


Nome do Projeto: Mundo do trabalho e inovação: perspectivas da modernidade

Linha de Pesquisa: Inovação e conhecimento Organizacional
Ano de Início: 2020
Docente Responsável: Walkiria Martinez Heinrich Ferrer
Fonte de Financiamento: Universidade de Marília

A reestruturação produtiva do capital, nas condições históricas do capitalismo global, acarreta mudanças estruturais no mundo do trabalho, dentre elas, a flexibilização das relações trabalhistas. O grupo de pesquisa tem como objetivo possibilitar conhecimento sobre a legislação trabalhista atual e as novas formas de trabalho, ressaltando uma relação saudável entre trabalho e inovação, de modo a melhorar as condições de trabalho e a competitividade das empresas. Dentre os objetivos específicos estão: 1. Analisar o contexto político e econômico que favoreceu as transformações no mundo do trabalho: processo de globalização. 2. Ressaltar a flexibilização trabalhista como estratégia organizacional de gestão. 3. Conhecer as novas formas de trabalho proveniente da flexibilização da legislação trabalhista. 4. Trabalhar em detalhes pontos centrais da reforma trabalhista de 2017, a Lei nº 13.467/2017. 5. Ressaltar a necessidade da conciliação entre competitividade e trabalho como instrumento da garantia da dignidade da pessoa humana e como valor social.


O grupo de pesquisa realiza interações entre os docentes-pesquisadores da Universidade de Marília (UNIMAR), docentes-pesquisadores de outras instituições, alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da Unimar e com a sociedade (empresários e organizações de diversos portes e segmentos). Essas interações ocorrem por diferentes ações, muitas delas estruturadas e vinculadas a atividades do grupo de pesquisa. No âmbito regional destaca-se a ação de integração dos pesquisadores da UNIMAR com a comunidade empresarial, promovendo com isso a interação e troca de conhecimentos, onde empresários passam a ter oportunidade de adquirir conhecimentos de negócios e domínio de ferramentas de gestão, e os alunos passam a ter oportunidade de vivenciar casos reais de empresas da região para consolidar o seu aprendizado. Dentre as atividades de promoção, estão as parcerias realizadas pelo grupo com empresas e organismos que aglutinam empresas do mais diferentes portes e segmentos.

Para sedimentar os conhecimentos adquiridos nas interações, os alunos são motivados a colocar estes fundamentos em prática, construindo assim artefatos e pesquisas em parceria com os pesquisadores do grupo de pesquisa. A principal contribuição social do grupo de pesquisa está na prestação de um serviço de alta qualificação técnica, acima de tudo, prático e aplicado pelos alunos e docentes do grupo de pesquisa com as organizações parceiras, sendo estas parcerias realizadas com os mais diferentes ambientes e segmentos organizacionais.

No ano de 2019 foram desenvolvidos 03 projetos: XX já estavam em andamento e buscavam planejar para crescer, XX deles se tornaram realidade. Essas iniciativas podem contribuir com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região próxima a Marília. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: Construção de parâmetros e estratégias de Gestão de Pessoas e de Conhecimento para combate da ansiedade Informacional no contexto das organizações (realizado junto empresas de tecnologia da cidade de Marília que participam do projeto Empreender Competitivo).
  • Projeto 2: Análise e Diagnóstico  de Competitividade do núcleo setorial Marília Top Moda do projeto Empreender Competitivo da Associação Comercial e Industrial de Marília (realizado junto a 10 empresárias do ramo de confecção vinculadas ao núcleo Marília Top Moda).
  • Projeto 3: Construção de um modelo conceitual para a Gestão do Conhecimento e Inteligência na Associação Comercial e Industrial de Marília (realizado junto a dois colaboradores da área de Inteligência e Conhecimento da entidade).